O governador em exercício Daniel Vilela (MDB) anunciou nesta terça-feira, dia 13 de maio, a retomada de duas obras importantíssimas para a cidade de Anápolis: a volta dos trabalhos, no próximo dia 28 de maio, no Anel Viário do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) e a recuperação total e integral do Aeroporto de Cargas da cidade. Para o deputado estadual Amilton Filho (MDB), o mais ferrenho defensor da conclusão destas obras, este é um grande salto de qualidade não só para o município, mas para a população e a economia da cidade, que terá muito a ganhar com o término dessas obras, que vão custar R$ 31,5 milhões aos cofres do Estado.
“A retomada dessas obras vitais, que têm sido foco de cobranças, é motivo de celebração e alegria para nós, que desde 2019 temos lutado diuturnamente para que elas sejam concretizadas, finalizadas e entregues. Quero agradecer ao governador em exercício, Daniel Vilela, e ao presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Salles, que sempre se mostraram dispostos a vir até Anápolis para ver de perto qual era o problema e como eles poderiam ajudar, e foi exatamente isso o que eles fizeram em relação ao Anel Viário e ao Aeroporto de Cargas”, disse o deputado.
As obras do Anel Viário do Daia começaram há mais de 12 anos e nunca foram concluídas, mas com o reinício das obras, a previsão é a de que até o fim deste ano ele esteja totalmente finalizado e liberado para o tráfego, conforme se comprometeu a empresa responsável pelo serviço. O Anel Viário passou por problemas de solo e de licenciamento ambiental, além de superfaturamento, por isso a paralisação dos trabalhos. Agora, com todas as questões solucionadas, a exemplo da construção de um sistema de drenagem viária apropriado, até dezembro de 2025 o Anel Viário estará liberado para o tráfego.
“É preciso lembrar que o presidente da Goinfra, Pedro Sales, assumiu este compromisso e vem, de fato, lutando para entregar esta obra para Anápolis, que é muito importante porque é muito mais do que uma rota alternativa para o Daia. É acesso para milhares de pessoas que residem na região do Setor Munir Calixto e bairros vizinhos e também uma solução efetiva para as pessoas que trabalham no Daia”, afirmou Amilton Filho.
Pedro Sales garantiu que as equipes da Goinfra estarão reiniciando as obras na última semana de maio e acrescentou que, quanto ao Aeroporto de Cargas e sua recuperação total e integral, as intervenções darão às pessoas a dimensão do que será esta obra, que depois de pronta capacitará o sítio aeroportuário de Anápolis para ser transferido à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).


